sexta-feira, 3 de abril de 2009


A História de Glória do Goitá


A ocupação do território foi iniciada por David Pereira do Rosário, que recebeu as terras por doação de uma neta de Duarte Coelho. Ali fixou residência no sítio Lagoa Grande e lavradores iniciaram o cultivo das terras.
Por volta de 1760, o lugar onde hoje fica o município era ocupado por lavradores, que mandaram construir uma capela dedicada à Nossa Senhora da Glória. Em volta dessa capela, surgiu um pequeno povoado. Posteriormente, monges do Mosteiro de São Bento de Olinda vieram para a região, em 1775.
A vila foi criada a 9 de julho de 1877, Glória do Goitá tornou-se município autônomo, emancipado de Paudalho. Tornou-se município autônomo em 25 de Janeiro de 1983. O município foi criado em 9 de Julho de 1877, pela Lei Provincial n. 1.297, sendo formado pelos distritos Sede e Apoti, e pelo povoado do Tapera.
A denominação do município tem origem na junção do nome da padroeira, Nossa Senhora da Glória, com o Rio Goitá. Goitá vem de “gua-ita”, palavra indígena que significa “pedra da baixa”.



Exibir mapa ampliado

Um comentário:

  1. Tenho da cidade onde eu me criei, pois passei toda a minha infância nesta linda cidade, faz exatamente 32 anos que não visito Glória, mas antes de morrer, farei uma visita, pois eu tenho muitos parentes aí, (primos, primas e tios) sou filho de Belmiro Sotero, o meu pai trabalhou como fiscal na prefeitura, seu sucessou foi João Lotero; ABRAÇOS

    ResponderExcluir