quarta-feira, 8 de abril de 2009

Jovens Produtores de Vídeos




Saiu no dia 1 de abril uma reportagem no Diario de Pernambuco sobre os jovens produtores de vídeos de glória do goitá.
Aí está ela:
Os sonhos nascidos do Seu Zé já começam a virar realidade. Tomam forma de imagens captadas pelas câmeras.
Em Glória do Goitá, a 63 quilômetros do Recife, o projeto com nome bem brasileiro tem a missão de despertar o talento para a realização de vídeos nos moradores do município.
Através de aulas práticas e teóricas, um grupo de vinte alunos aprende a produzir, fazer roteiros, além de edição e produção de curtas. Tudo isso dentro de um ano.
Por trás da iniciativa está o Serviço de Tecnologia Alternativa (Serta), que elabora projetos na área de comunicação em direitos humanos. O Seu Zé é um desses projetos e foi escolhido entre centenas para receber R$ 59 mil do Fundo Viva o Amanhã, iniciativa da empresa de cosméticos norte-americana Avon. Com a infraestrutura montada, os alunos foram selecionados no início do ano e agora já estão na fase de filmagens de dois curtas.
Um deles sobre o mestre Zé de Divina, morador de Lagoa de Itaenga eque trabalha com mamulengo, e o outro com o mestre Zé de Bibi, de Glória do Goitá, reconhecido pela arte do cavalo marinho. As produções costumam ser exibidas e discutidas com os alunos nas escolas públicas do município."Hoje vejo que a cultura daqui é importante e antes eu nem dava valor.
Tô gostando muito do trabalho porque aprendo com as entrevistas", comemora Nathália Kíssia Freitas, 20 anos, uma das alunas. Agora ela pensa em investir na criação de roteiros. Outro jovem que se identificou com a ideia foi Rodrigo José da Silva, 19. "Sempre vi as cenas filmadas na TV e pensava: queria tanto estar neste lugar, estar no foco da notícia", conta.
Lucro - A proposta é que com o passar do tempo os aprendizes comecem a ganhar dinheiro com as filmagens. Os amigos Ronaldo Andrade, 21, e Paulo do Nascimento, 19, na realidade, já começaram a fazer isso juntos. "Pegamos cinco trabalhos no município. O melhor deles foi a filmagem da formatura dos alunos do segundo grau de uma escola", lembra Paulo. Não é apenas a situação financeira que melhora para muitos alunos. No caso da dupla de amigos, a desinibição veio a reboque. "Antes eu era tímido, aceitava qualquer coisa que me diziam. Hoje não sou mais assim", completa Paulo.
Para ser selecionado na categoria Protagonismo Cultural, o Seu Zé precisou ser indicado pela revendedora Avon Bruna Maria dos Santos. "Acho que a iniciativa traz desenvolvimento para a região, que é muito carente", ressalta Bruna. Todos os projetos que concorrem são indicados pelas revendedoras e inscritos por organizações. Desde 2007, sete projetos já foram contemplados. "A região é formada principalmente por agricultores e essa é uma oportunidade de desenvolvimento por meio da nossa própria história", destaca Everaldo Costa, estudante de jornalismo e coordenador do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário